#1 – Reestreia do site em forma de coluna

RETORNO

Durante oito anos, editei um blog (que mais tarde passou a ser um site mais amplo) sobre política em Blumenau com o nome de Controversas, termo que reutilizo na criação desta coluna. O nome, obviamente, é uma brincadeira com controvérsias e conversas, objetivo deste novo espaço: discutir assuntos relacionados ao Brasil e a comunicação com provocações e questionamentos. A ideia aqui não é responder, é fazer novas perguntas. Seja muito bem-vindo e comente abaixo, compartilhe, dê um like na coluna.

JORNAL NACIONAL

Um dos assunto mais comentados nesta semana no Brasil é a rodada de entrevistas do Jornal Nacional com quatro candidatos a presidência da República. No geral, a repercussão é negativa. O jornal foi alvo de críticas por ficar cortando os candidatos e explorar apenas as contradições, sem abrir espaço para apresentar propostas.  Vamos aos fatos: O JN, de fato, explorou as polêmicas e não quis saber de propostas. Focou naquilo que dá mais audiência. E eu pergunto: o público realmente queria ouvir os candidatos propondo? E os candidatos realmente usariam o espaço para isso ou ficariam repetindo bordões prontos?

IDEOLOGIA E PROPOSTAS

Essa história de espaços para candidatos apresentarem propostas é tão lorota quanto o público votar conforme ideologia. O eleitorado em geral não dá muita bola para isso, não. Quem REALMENTE quer estudar as propostas dos candidatos sabe que o espaço na TV é insuficiente para decidir alguma coisa. É preciso ir atrás. Por isso, essas sabatinas são mais frases de efeito e propostas rasas, de marketing.

TWITTER

Outro assunto polêmico foi a denúncia de compra de “influenciadores digitais” no Twitter. O assunto cresceu depois que o estado do Piauí entrou nos trendtopics, com influenciadores de todos os cantos do país falando bem do atual governador de lá. Nesse assunto, me alinho com o pessoal do podcast “Foro de Teresina” da Revista Piauí: pagar gente para falar bem de candidato no Twitter ajuda alguma coisa?

DICAS DA COLUNA

O podcast Foro de Teresina já comentado anteriormente. Toda quinta-feira, três jornalistas discutem os temas mais relevantes da política brasileira. Programa bem feito, bem organizado, com ótimas discussões. Vale a pena ficar de olho também no Infomoney. O portal é sobre economia e negócios, mas como economia e política é tudo uma coisa só, eles estão divulgando e repercutindo tudo que é tipo de pesquisa que sai nessas eleições.

ENTRE ASPAS

“O TSE fica caçando fake news. O TSE não sabe o que é notícia, vai caçar notícias falsas?” – José Roberto de Toledo (Revista Piauí).