Site: RCN – Rede Catarinense de Notícias

Foi ao ar no dia 6 de novembro um dos projetos de jornalismo mais complexos que participei. A RCN – Rede Catarinense de Notícias é o novo projeto da Associação de Jornais de Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), um portal de notícias que une mais de 20 jornais de interior na internet, um número que deve aumentar.

A Adjori/SC já disponibilizava uma plataforma para os jornais terem sua versão na internet, um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) chamado WebSuita. Mas os jornais pouco falavam entre si em seus portais de notícias e a redação da Agência Adjori em Florianópolis, responsável por produção de notícias estaduais, também não tinha um link direto com os veículos no interior.

A RCN vem para apriomar, para repetir um sucesso da edição impressa. A RCN foi criada no final dos anos 90 como uma página produzida pela Adjori que saía nos jornais associados. Era o início de um trabalho que aliado a outras iniciativas, com o Prêmio Pena de Ouro do Jornalismo, resultou em uma melhoria significativa no produto editorial.

Agora, a RCN Online une os sites dos jornais. É o primeiro portal de notícias de Santa Catarina com equipes de jornalismo espalhadas por todas as regiões do Estado. A ferramenta permite que o que é produzido no interior possa ir para a capa do site estadual. E o que é produzido em Florianópolis pode ser absorvido pelos jornais em um clique.

Para a criação do portal, uma designer foi contratada para criar a nova identidade visual, que utiliza as cores de Santa Catarina. O layout do site é limpo, com poucos elementos no cabeçalho, um visual que pouco muda na versão responsiva.

O destaque do site vai para a procura por regiões. Cada região de Santa Catarina possui uma área de destaques e uma lista de matérias no Menu.

O trabalho na Adjori Santa Catarina continua. O foco agora é melhorar o site de cada jornal, pois a RCN só crescerá se todos os sites dos jornais crescerem também.

www.rcnonline.com.br