Novo Controversas: site responsivo

controversas

Não dá mais para aceitarmos sites jornalísticos que não tenham formato responsivo, que se adeque aos dispositivos móveis. No Controversas, acessos por celular e tablet já atingem mais de 10% das visitas.

O novo site do Controversas é responsivo, mais leve que o anterior, com mais destaque para os ícones das redes sociais, mecanismo de busca e com um espaço fixo para as colunas.  A base do site foi feita no theme “MobileWord”, ajustada para manter a identidade visual do portal.

www.controversas.com

Novo site do Jornal Metas

jornalmetas

Há um mês, o Jornal Metas, bissemanário de Gaspar, completou 13 anos de idade. E assim como no ano passado, ganhou mudanças importantes no layout do site.

Utilizando o CMS Polopoly, um gerenciador de conteúdo sueco que é oferecido no país pela Suíta Sistemas de Porto Alegre, atráves de uma parceria com a Associação dos Jornais de Interior de Santa Catarina (Adjori SC), o site do Jornal Metas foi reformado pensando na agilidade para atualização do seu conteúdo.

Neste caso, foi ampliado o espaço de notícias na parte superior, com entre sete e oito chamadas menores sem foto e duas pequenas chamadas com foto a mais, e também maior destaque para as colunas, que ganharam uma personalização interna.

Abaixo dos destaques, espaço para o conteúdo multímídia, com links para a galeria de fotos e vídeos, que ocorrem também em parceria com a TV Gaspar.

A divisão final é das redes sociais e a publicidade é concentrada no lado direito.

www.jornalmetas.com.br

Botequim Literário – novo visual

Outro projeto pessoal que participo, o Botequim Literário é um site de contos escrito por ex-alunos de um curso de escritores promovido pelo Sesc Santa Catarina em 2008 e 2009. O site está no ar desde julho de 2009 e ganhou uma nova roupagem no final do ano passado.

botequimlitera

A logomarca foi feita pelo Jean Errado e a foto produzida por mim e pelo desenhista. Caiu a ideia original de um buteco brasileiro (com pisos nas paredes e aquele vidro de rollmops e conversa) e outro um visual mais clássico, que também remete mais a literatura.

Já na parte debaixo do site, buscamos o minimalismo. Um site de contos precisa ser simples, fácil de navegar e nada poluído, pois o objetivo aqui é ler, em alguns casos, textos grandes. Quem está em um tablet, consegue ler facilmente também.

www.botequimliterario.com

botequimlitera2

Controversas 2013 – nova logomarca e ajustes no layout

controversas

O Controversas, blog de opinião política e cotidiano de Blumenau que eu mantenho, tem mudanças no layout uma vez por ano, sempre em janeiro, após um período de férias.

Para 2013, foram pequenos os ajustes nos layout, porém, duas mudanças marcaram a página. A nova logomarca (e a identidade visual toda em verde) e o espaço personalizado para os colunistas.

Os colunistas ganharam um layout próprio, que consiste numa capa e numa imagem de topo em todos os posts, além da barra lateral personalizada.

controversas1

Isso é só o começo. É possível agora, criar um cabeçalho (header) e um rodapé (footer) exclusivos para cada coluna.

A personalização é ideal para portais de notícias, que queriam ter seus blogueiros dentro da página. Sim, com o wordpress é possível fazer um portal inteiro.

www.controversas.com

O novo site do Jornal Metas

O Jornal Metas, bissemanário de Gaspar (SC), é filiado a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC). A entidade, que reúne quase 200 publicações em todo o Estado, contratou uma empresa chamada Suíta Sistemas para oferecer softwares de gerenciamento editorial, comercial e website.

Por isso, o site do Metas adota o sistema Polopoly da Suíta. A partir das ferramentas oferecidas, construí um novo portal de notícias para o jornal. A página com a nova tecnologia do Polopoly entrou no ar na metade do ano passado, com ESTE visual:

As mudanças têm o objetivo de deixar o visual mais agradável para o leitor e também facilitar a atualização das notícias. Cai a galeria de imagens e entra uma grande foto no lado esquerdo. Os colunistas também ganharam uma nova área, mais privilegiada . Os anúncios e outros widgets na barra lateral também estão mais organizados.

O laytout 2012 do Portal Controversas

O layout 2012 do Portal Controversas entrou no ar na metade de janeiro. O novo visual preservou algumas estruturas da página antiga, principalmente o cabeçalho (header), mas ganhou uma nova organização na área de destaques.

Antes, o Portal Controversas destacava as manchetes em um slider, um sistema em javascript de galerias deslizantes, onde duas manchetes de revezavam no espaço. O slider é pesado e não atendia a proposta do site, que normalmente possui apenas UMA manchete mais importante.

Por isso, o slider foi substituído pelos três destaques, dois com foto. O recurso em java foi para baixo, e passou a ser utilizado para divulgar as galerias. Nas páginas internas, a linha de apoio ao título (excerpt ou resumo) aparece novamente, abaixo do título, como em uma página de jornal.

O Portal Controversas é feito inteiramente em WordPress, com base no template Hamasaki, apesar de hoje estar totalmente alterado.

www.controversas.com

O novo site do Jornal Metas

O Jornal Metas, do município de Gaspar, possuía um dos piores sistemas de websites que já tinha visto. Filiado a Adjori-SC (Associação dos Jornais de Interior de Santa Catarina), o Metas usava um produto que foi comprado para todos os associados, que não permitia alterar o CSS, nem destacar manchetes, nem nada.

O novo site do Metas entrou no ar no dia 19 de agosto. A mesma empresa que oferecia o sistema antiga, entregou um produto melhor, com mais liberdade para cada jornal montar o seu estilo.

Para o novo site do Metas, confesso ter me baseado no estilo clássico do portal UOL (não o atual, meio bagunçad0). Uma manchete em fonte de grande, com maior destaque, o segundo espaço dividido em duas colunas, uma privilegiando fotos e outras manchetes mais importantes.

Mais abaixo temos a área multimídia, colunistas e redes sociais. Contando com as colunas, são 21 notícias que ficam no ar na página inicial, um número suficiente para um jornal de abordagem local.

O site ainda terá ajustes de cores, mas o mais importante foi feito. Um design limpo e fácil de atualizar, garantindo a população gasparense, um portal dinâmico de notícias para a cidade.

www.jornalmetas.com.br

Errado.Net – novo site em wordpress

Está no ar mais um site em wordpress que, neste caso, ajudei a construir. É o Errrado.Net, do meu irmão.

O template utilizado no site foi o Viewport, que privilegia as imagens, tornando o site, uma grande galeria. Os trabalhos do ilustrador e designer gráficos são apresentados na capa como se fosse uma galeria do Windows, rolando para a lateral e não para baixo, como em um blog tradicional.

Não há outras imagens na página (nem logomarca, nem menu, nada). Não é necessário, pois a imagem da capa, com quase 900 pixels de largura, torna a home do site agradável.

www.errado.net

Novo website saindo do forno

VIVA SEU SONHO – www.vivaseusonho.net

Projeto de uma empresa de casamentos e cerimoniais de Brusque, que precisava de um website para divulgar o trabalho. Apresentar os casamentos realizados, oferecer dicas e trazer notícias do ramo.

Para isto, trabalhei o portal a partir do template Arras, do Wodpress. A “theme” exploraa as imagens na capa, com um slider como destaque principal e thumbanils menores nas outras seções da capa. No sidebar, áudio e vídeo, essenciais para a divulgação do trabalho da empresa, além do espaço do faceook.

O site ainda conta com uma área de confirmação de presença, que possui um formulário de e-mail para as pessoas confirmarem a presença em casamentos.

Trata-se do quinto website em wordpress produzido por este jornalista/blogueiro/metido-a-developer.  Estou trabalhando em outro site, de um designer gráfico de Blumenau, auxiliando na programação PHP do template.

Minha nova coluna

Faltando duas semanas para as eleições, este blogueiro passou a ser colunista do jornal O Correio do Povo, de Jaraguá do Sul. A coluna “Eleições Online” será publicada diariamente até 2 de outubro.

O que eu falo na coluna? O que os candidatos blogam, tuítam e outras curiosidades da rede.

www.ocorreiodopovo.com.br