Blog

Jornalismo, ESG e sustentabilidade

ESG e sustentabilidade

As fortes chuvas e o calor intenso colocaram o meio ambiente de volta às manchetes dos jornais brasileiros. Em Portugal, o destaque vai para o Dia da Sustentabilidade, comemorado no último 25 de setembro. Mas afinal, os jornais que tanto falam, também se preocupam com práticas de ESG e sustentabilidade?

Primeiramente, é preciso conceituar ESG. Trata-se do acrônimo para Environmental, Social & (corporate) Governance, ou, Ambiental, Social e Governança corporativa. São três vetores para práticas que uma empresa ou organização deve aplicar visando a sustentabilidade.

A origem desse termo remete aos anos 90, quando o consultor britânico John Elkington publicou o livro The Triple Bottom Line. Em resumo, o autor afirmava que uma empresa não deveria se preocupar apenas com a sustentabilidade financeira, mas também social e ambiental. O acrônimo ESG surgiu como um guia para práticas corporativas, dentro dessas três dimensões da sustentabilidade.

Em outras palavras, pode-se dizer que uma empresa não deve se preocupar apenas com o lucro para continuar existindo. Questões sociais, como direitos humanos, condições de trabalho e questões ambientais como esgotamento de recursos e tratamento de resíduos também devem ser priorizadas.

ONU e Metas para 2030

A questão ambiental, principalmente as mudanças climáticas, ganharam espaço na imprensa e na sociedade ao longo do século XXI. Em 2015, a ONU lançou a Agenda 2030, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses objetivos estão diretamente relacionados ao tripé ESG e sustentabilidade. Muitas das linhas de financiamento para projetos no mundo passaram a se associar a ESG, sendo obrigatório os projetos estarem associados ao menos a um dos 17 ODSs.

No Dia da Sustentabilidade em Portugal, o jornalismo deu destaque para algumas críticas ao termo ESG. Alguns autores consideram dispensáveis, outros entendem que houve uma redução do debate com a sigla. Há ainda, críticas a prática de greenwashing, a falsa preocupação com o meio ambiente. Por outro lado, a sustentabilidade continuará na pauta, com ou sem o termo ESG.

E os jornais? Tem ESG e sustentabilidade?

Afinal, o jornalismo possui a preocupação ambiental e de sustentabilidade? Os meios de comunicação adotaram uma agenda com práticas ESG? Ou as seções dedicadas ao tema são apenas um greenwashing na informação

Antes de tudo, pergunta-se: o que seria ESG em uma empresa de comunicação? Quais práticas ambientais um jornal pode realizar? A princípio, o S e o G da sigla são coisas fáceis para pensar, o problema está no E.

Podemos partir do princípio que uma empresa de comunicação não agride muito o meio ambiente. Talvez, a impressão seja o único problema fácil de verificar. Porém, se olharmos para os 17 ODSs propostos pelo ONU, podemos fazer vários questionamentos:

  • Há igualdade de género nos jornais?
  • A inovação está na pauta da empresa?
  • Os jornalistas possuem um trabalho decente?
  • Os jornais se preocupam com a saúde e bem estar dos seus profissionais?

Caminhos

O objetivo desta publicação é abrir o debate interno sobre ESG e sustentabilidade no jornalismo. Dessa forma, abre-se a discussão em duas vertentes: práticas internas de sustentabilidade nos jornais e uma análise dos conteúdos publicados e espaços para a agenda sustentável.

Portanto, teremos mais duas publicações sobre o assunto: uma sobre os especiais de sustentabilidade dos jornais Público e Expresso, em Portugal e um segundo sobre os projetos semelhantes no UOL e Globo no Brasil. O material sobre práticas internas irá demorar mais, afinal, irá requerer outras ferramentas de pesquisa.

Giovanni Ramos

Jornalista, consultor de comunicação, investigador de media regionais.

Recent Posts

Desertos de Notícias 2025 em Portugal

Relatório do Labcom aponta cenário instável e perigoso no interior do país.

6 dias ago

A era dos vídeos no Digital News Report 2025

O Digital News Report 2025 mostra que os vídeos tomaram conta do digital, inclusive na…

4 meses ago

Jornalismo de Proximidade em Rede, o livro da tese

Livro é resultado da tese de doutorado em Comunicação.

5 meses ago

No caso pix, a pós-verdade é um instrumento de desinformação

A pós-verdade não ocorre no público alvo desta desinformação e sim no grupo que vai…

9 meses ago

Instagram e Facebook com desinformação? Só agora?

Mark Zuckerberg anunciou mudanças nas redes sociais da Meta. Mas são grandes mudanças, mesmo?

9 meses ago

PAUTA NELES #3 – Bloqueia e desbloqueia o X

Fofocas e devaneios sobre o mundo da mídia

1 ano ago

This website uses cookies.