Loading...
Journalism, media studies and some politics | ALL ARTICLES
2 de October de 2014

Marketing Digital nas novas mídias sociais

Twitter, Facebook, Google+, YouTube. Como colocar a sua marca nessas redes sociais? Quais os caminhos do marketing digital nas nessas ferramentas? Formas de aprender não faltam: cursos, palestras, livros, até [ … ]

Twitter, Facebook, Google+, YouTube. Como colocar a sua marca nessas redes sociais? Quais os caminhos do marketing digital nas nessas ferramentas? Formas de aprender não faltam: cursos, palestras, livros, até tutoriais no You Tube já foram feitos para tratar do assunto.  Facebook Ads, conteúdo nas páginas, a instantaneidade no twitter,  de uma forma ou de outra, todos já sabem mais ou menos o caminho das redes sociais tradicionais.

mktnovasmidiassociais

Mas e as novas redes sociais? Como se coloca uma marca em exposição no Whatsapp? Qual é a forma de se fazer marketing no Snapchat? Dá para ganhar dinheiro no Secret? E no Tinder? É só relacionamento a dois ou uma empresa também pode se beneficiar?

Sites de sucesso a partir de 2013, as novas redes sociais têm em comum uma característica muito importante em relação as “tradicionais”: a ausência de uma timeline ou o absoluto anonimato, no caso do Secret.

O excesso de evasão de privacidade de redes como Facebook e Orkut, as suas consequências negativas levaram os internautas, principalmente os mais jovens, a procurar redes sociais mais privadas, onde o relacionamento ocorre em grupos fechados, sem a exposição pública.

O resultado disso é a ausência da chamada “timeline”. O Orkut, sucesso de público no Brasil, nunca foi atrativo para as empresas como o Twitter e o Facebook. O que ele não tinha? Timeline, algo que é muito melhor para o marketing digital que o tradicional espaço reservado à publicidade.

Fenômeno no mundo inteiro e também no Brasil, o Whataspp já é muito usado por empresas como um SAC. Existem casos mais ousados como a Helmman’s, que envia receitas para os clientes utilizando a rede social.  Mas no geral, são poucas as ações feitas exclusivamente para o Whataspp.

Estaria o usuário de mídias como o Snapchat tentando fugir também das ações de marketing? Como ele vai reagir quando receber propagandas neste meio tão restrito?

Que venham as boas ideias!

Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

en_GB