Loading...
Journalism, media studies and some politics | ALL ARTICLES
22 de July de 2019

Navios iranianos e o surrealismo brasileiro

Porto de Imbitura no Litoral Sul de Santa Catarina

Se as declarações polêmicas e absurdas proferidas pelo presidente da República fossem os únicos problemas do Brasil em 2019, estaríamos muito bem. O problema é que as loucuras vão muito além das frases. O caso dos navios iranianos na costa do Sul do país mostram o quanto um governo que prima por questões ideológicas nas relações comerciais pode prejudicar a nação.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, somente no primeiro semestre de 2019, o Brasil exportou U$ 1,3 bilhão para o Irã, enquanto importou R$ 26 milhões, evidenciando o saldo positivo nas relações comerciais com o país do Oriente Médio. A principal troca entre os países é o Irã vender fertilizantes (ureia) e o Brasil vender milho.

O governo americano tem sanções ao Irã, mas que segundo fontes consultadas pela Revista Exame, não atingem alimentos e remédios. Ainda sim, dois navios iranianos estão parados na costa do Paraná por falta de combustível e a Petrobrás recusa-se a abastecer por causa da aproximação do governo brasileiro com os Estados Unidos.

É surreal! O Irã é sim um parceiro comercial importante para o país, um grande comprador dos produtos brasileiros, em sua maioria alimentos, o que não entra nas sanções americanas. Mas como disse o jornalista Reinaldo Azevedo, Bolsonaro é mais trumpista que o próprio Trump.

Puxa-saquismo pode atingir Santa Catarina

Além dos dois navios parados no Paraná, há outros dois na costa de Santa Catarina, que trarão ureia e levarão milho do Porto de Imbituba para o Oriente Médio. Não há no momento, riscos desses navios ficarem parados no litoral catarinense porque o porto em questão não faz abastecimento. Mas é importante ressaltar que 67 mil toneladas de milho catarinense serão carregados e vendidos ao exterior.

No início do ano, o governo brasileiro queria mudar a embaixada de Israel da cidade de Tel-Aviv para Jerusalém, em uma clara provocação a comunidade islâmica, que é uma grande importadora de produtos brasileiros. Agora, por um puxa-saquismo aos Estados Unidos maior que o solicitado pelos americanos, o Brasil arrisca-se a azedar de vez as relações com os iranianos.

Se azedar, afetará diretamente a produção agropecuária de Santa Catarina, estado que deu a maior vitória para Bolsonaro em 2018. Afetará a população inteira, mas sobretudo os produtores rurais catarinenses, que até agora foram fieis ao governo.

Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

en_GB