Esse bloqueia e desbloqueia do antigo Twitter é o destaque da coluna PAUTA NELES #3. Falamos ainda sobre a cadeirada eleitoral, o planeta pegando fogo e outros…
Tem X ou não tem X? Pode usar o antigo twitter ou não pode? A rede social que tinha um passarinho azul como símbolo esteve nesta semana mais instável que a zaga do Vasco. Pois bem, foi só a empresa trocar o servidor, fazendo com que o site voltasse a funcionar no Brasil, que os viciados correram todos, como zumbis nos filmes do gênero…complicado.
Notícia da CNN dá conta que o X decidiu que vai cumprir as ordens da Justiça Brasileira: bloquear perfis com mandado judicial e ter representante legal no país. Na outra rede social, aquela da borboleta, estão chamando o empresário Elon Musk de arregão. É engraçado, porém, eu discordo. Ele não é arregão, é apenas alguém que prioriza ganhar dinheiro, ou neste caso, não perder mais.
Musk nunca foi um real defensor da liberdade de expressão. Na Turquia, bloqueia perfis a pedido do governo. Eu disse GOVERNO e NÃO JUDICIÁRIO. Por que? Porque o homem tem bons negócios por lá. Musk não é um libertário, é um empresário, como qualquer outro, que acerta e erra em estratégias para ganhar mais. Não temos o libertário, mas temos os otários. Aqueles que acreditavam que Musk colocaria uma ideologia acima dos negócios.
Reforço: não perder dinheiro e manter os outros negócios bem no Brasil. Isso pode ser muito importante para Musk. O X/Twitter não dá dinheiro. Nunca deu, mas ele comprou para usar como ferramenta para pressionar governos e empresas aos seus interesses. Ter moderadores no X é custo, mas talvez, não ter o Brasil seja mais caro.
A cadeirada eleitoral do Datena foi tema de um artigo neste blog, publicado aqui. Mas aqui vai um complemento: o apresentador da Band variou positivamente na pesquisa Quaest depois de atacar Marçal. Quem subiu também foi a rejeição ao candidato do PRTB. A estratégia do coach foi usada contra ele, ou melhor, arremessada contra ele.
O Brasil está pegando fogo. Portugal, onde eu moro, está pegando fogo. A região de Coimbra, onde eu moro mais especificamente, está pegando muito fogo. Porém, este é um blog sobre mídia e não sobre o meio ambiente. Assim, eu preciso destacar o trabalho espetacular que o jornal Público está fazendo na cobertura dos incêndios por aqui. E como o jornal tem paywall, eu recomendo o instragram deles: excelentes fotos e muitas postagens bem feitas com serviços para a população.
O jornalismo brasileiro precisa rever sua forma de fazer a cobertura política. Culpar a polarização…
Uma coluna para palpitar e comentários os movimentos do mercado da mídia
Toda semana, comentários rápidos sobre mídia e jornalismo
Artigo publicado pela Journalism and Media mostra o comportamento dos moradores de uma pequena cidade…
Jornal de referência em Portugal cria um espaço de olho nos brasileiros que atravessaram o…
A entrada de Felipe Neto como sócio do ICL reforça um caminho do jornalismo no…
This website uses cookies.