Categories: Blog

Só enviou e-mail? Azar o seu

Salve salve amigos assessores de imprensa! Vocês sabem quantos e-mails por dia chegam na caixa de e-mail da empresa onde trabalho? Mais de 200! E vocês sabem quantos desses eu leio? Nem a metade!

Uma observação a respeito dos e-mails que um jornalista de redação recebe por dia foi feita pelo jornalista Pedro Machado, editor do Noticenter. O comentário dele no twitter gerou uma reflexão deste blogueiro: devemos levar a sério os assessores que se limitam a enviar relases por e-mail?

Na caixa de e-mail recebo releases de asssesorias que prestam serviço para empresas cuja abrangência é o interior de São Paulo. Por que diabos, eu deveria receber um e-mail desse? O assessor acha mesmo que um jornal do interior de Santa Catarina vai divulgar o assunto? Ou trata-se de um preguiçoso que comprou um mailing nacional, sem olhar direito?

O pior de tudo são aqueles releases que pedem confirmação automática de resposta. Você não consegue deletar ele na hora. Aparece uma maldita mensagem do programa (Outolook, Live Mail, Thunderbird) perguntando se você quer enviar um e-mail confirmando recebimento. Não, eu não quero mandar. Eu não quero saber!

Fico pensando: o assessor avisa o assessorado: “este assunto foi enviado para mais de 10 mil jornalistas em todo o país. Seis mil já lerem o release”. Como se isso funcionasse para alguma coisa.

No meio de tantos e-mails, informações do interior de São Paulo, do vereador de Minas Gerais, e dos tradicionais spams (elarge your pennis, você está sendo traído, entre outros), estão as mensagens que realmente me interessam. Notícias locais, pedidos de informação, respostas de e-mails que eu mandei…

Portanto, ALÔ ASSESSORES DE IMPRENSA – NÃO SE LIMITEM A MANDAR E-MAILS. O trabalho de vocês é facilitar a comunicação do assessorado com a imprensa. Quando um repórter liga precisando de uma informação, você não deve responder “Não sei, não posso fazer nada”.

——

PS. Não estou falando de vocês, bons assessores de imprensa. E sim daqueles pitocos que acham que o seu trabalho é só escrever textos básicos e clicar “Send”. Como todos sabem, há muitos desses no mercado…

Giovanni Ramos

Jornalista, consultor de comunicação, investigador de media regionais.

Recent Posts

A era dos vídeos no Digital News Report 2025

O Digital News Report 2025 mostra que os vídeos tomaram conta do digital, inclusive na…

2 weeks ago

Jornalismo de Proximidade em Rede, o livro da tese

Livro é resultado da tese de doutorado em Comunicação.

2 months ago

No caso pix, a pós-verdade é um instrumento de desinformação

A pós-verdade não ocorre no público alvo desta desinformação e sim no grupo que vai…

6 months ago

Instagram e Facebook com desinformação? Só agora?

Mark Zuckerberg anunciou mudanças nas redes sociais da Meta. Mas são grandes mudanças, mesmo?

6 months ago

PAUTA NELES #3 – Bloqueia e desbloqueia o X

Fofocas e devaneios sobre o mundo da mídia

10 months ago

A cadeirada no debate o entretenimento político

O jornalismo brasileiro precisa rever sua forma de fazer a cobertura política. Culpar a polarização…

10 months ago

This website uses cookies.