Categories: BlogPolitica

A Amazon e a “polêmica” com Dória. Aonde vamos parar?

O ano de 2014 ainda não acabou. Não foi apenas do 7 a 1 que viveu este fatídico ano, mas também nas eleições presidenciais, que teve a morte de um presidenciável, reviravoltas nas pesquisas e o aprofundamento da rixa PT/PSDB que dura até hoje e ninguém aguenta mais. O nível do debate entre petistas e tucanos está tão baixo e paranoico que até mesmo uma propaganda boba da Amazon é motivo de polêmica.

Tudo isso porque a Amazon decidiu fazer um comercial em vídeo para o seu e-reader Kindle brincando com a polêmica dos muros pintados de cinza em São Paulo. A propaganda inicia com a pergunta “Cobriram a cidade de cinza?” e depois mostra projeções nesses muros com frases famosas de livros. No fim, a Amazon afirma que “cobriu o cinza com histórias”.

Uma brincadeira leve com a polêmica da cidade e uma referência ao kindle, aparelho não colorido que possui uma tele num tom cinza bem claro. Mas houve quem viu ação política no caso e até mesmo o prefeito João Dória (PSDB) entrou nessa e respondeu provocando a Amazon.

Pronto. O assunto caiu nos trendtopics do Twitter com petistas e tucanos se matando novamente, agora por causa do comercial. Quem assistiu e não está contaminado percebe que foi uma mera brincadeira da Amazon, sem o objetivo de criticar a ação do prefeito, apenas aproveitaram o ganho do cinza para vender kindles. Mas para os fanáticos (dos dois lados) foi uma ação politizada.

Blogueiros de esquerda elogiaram a Amazon e aproveitaram para trazer o assunto de volta. O tal Movimento Brasil Livre (MBL), comportando-se como um cão de guarda da gestão Dória, partiu para cima nas redes sociais (e no seu site satélite) contra a empresa americana a ponto de dizerem que o comercial foi um fracasso.

Aonde é que nós chegamos? Tudo no Brasil vira a rivalidade PT-PSDB, até mesmo um comercial bobo de uma empresa para vender e-readers.

 

Giovanni Ramos

Jornalista, consultor de comunicação, investigador de media regionais.

Recent Posts

PAUTA NELES #2 – O estrago de um clickbait

Uma coluna para palpitar e comentários os movimentos do mercado da mídia

3 dias ago

PAUTA NELES #1. A coluna sobre mídia e jornalismo

Toda semana, comentários rápidos sobre mídia e jornalismo

2 semanas ago

Como se informam os moradores de desertos de notícias?

Artigo publicado pela Journalism and Media mostra o comportamento dos moradores de uma pequena cidade…

3 semanas ago

Portugal avança com jornalismo para brasileiros

Jornal de referência em Portugal cria um espaço de olho nos brasileiros que atravessaram o…

1 mês ago

Felipe Neto no ICL e o jornalismo no YouTube

A entrada de Felipe Neto como sócio do ICL reforça um caminho do jornalismo no…

2 meses ago

Vamos enjoar das redes sociais?

Dados do Digital News Report 2024 apontam queda do uso de redes sociais em Portugal,…

3 meses ago

This website uses cookies.