Foursquare e Swarm – a divisão que vai dar certo

Agora é oficial. Foursquare para cá e Swarm para lá. A divisão do programa de geolocalização iniciada há uns meses foi concluída nesta semana com a nova versão do Foursquare, sem a opção de check-in, agora exclusiva do Swarm.

OBRIGAR O USUÁRIO E INSTALAR E USAR DOIS APLICATIVOS DIFERENTES É O CAMINHO?

Nesse caso, é. O Fousquare tinha duas utilidades bem distintas: a original era funcionar como um guia de lazer, usando a geolocalização para indicar bares, restaurantes, cafés, etc, com possibilidade dos usuários avaliarem os locais e ainda deixarem suas dicas. Porém, foi a opção de check-in que popularizou o programa. A famosa evasão de privacidade dos internautas, citada aqui neste blog em 2011, tornou-se mais forte que a função original.

O NOVO FOURSQUARE

Como as duas utilidades eram tão distintas a ponto de serem feitas quase que, para públicos diferentes, a Foursquare acerta em separar as coisas. O novo aplicativo, lançado nesta semana, é um excelente guia de lazer. Ainda mais prático de navegar e de colaborar, escrevendo dicas dos lugares que visitou. O uso de tags de coisas que você gosta (comidas, bebidas) ajuda o programa a sugerir os locais mais bacanas.

Até a logomarca do Foursquare mudou. Saiu o ícone do check-in para entrar um F que vira um balão de diálogo. Quem for viajar para qualquer cidade que não conheça muito bem, vale usar o aplicativo. E o contrário também deve ocorrer. Vamos preencher os nossos bares, restaurantes e cafés com dicas?

SWARM – CHECK-IN COM MAIS UTILIDADE

O Swarm não é nenhuma novidade, mas deve ser mais usado com a mudança no outro aplicativo. O número de downloads deve subir muito a partir desta semana. O programa laranja é ainda mais “social”. Prioriza dizer quais são os seus amigos que estão mais pertos, para depois explicar exatamente onde.

Utilizado com moderação, o swarm é um baita aplicativo. Se o povo não usar para dar check-in em suas residências ou na casa da sogra, pode ser bem interessante. Aliás, essa superexposição continua sendo um risco, conforme dito em 2011.

Giovanni Ramos

Jornalista, consultor de comunicação, investigador de media regionais.

Recent Posts

PAUTA NELES #3 – Bloqueia e desbloqueia o X

Fofocas e devaneios sobre o mundo da mídia

3 meses ago

A cadeirada no debate o entretenimento político

O jornalismo brasileiro precisa rever sua forma de fazer a cobertura política. Culpar a polarização…

3 meses ago

PAUTA NELES #2 – O estrago de um clickbait

Uma coluna para palpitar e comentários os movimentos do mercado da mídia

3 meses ago

PAUTA NELES #1. A coluna sobre mídia e jornalismo

Toda semana, comentários rápidos sobre mídia e jornalismo

4 meses ago

Como se informam os moradores de desertos de notícias?

Artigo publicado pela Journalism and Media mostra o comportamento dos moradores de uma pequena cidade…

4 meses ago

Portugal avança com jornalismo para brasileiros

Jornal de referência em Portugal cria um espaço de olho nos brasileiros que atravessaram o…

4 meses ago

This website uses cookies.