Jornalismo local, regional, comunitário. Afinal, são muitos os termos para o jornalismo de proximidade. Em outras palavras, é aquele onde o jornalista tem uma relação mais próxima com o público. A Universidade da Beira Interior vai debater o tema no começo de outubro, um debate que é importante para o Brasil.
O Re/media.Lab é quem orgnanizará o I Encontro Nacional de Jornalistas de Meios Regionais. O laboratório trabalha o desenvolvimento do jornalismo de proximidade em Portugal. O projeto é dividido em três fases: dianóstico, laboratório e incubação. Por exemplo, na fase laboratório, a Festa da Cereja e o Viva Covilhã foram criados.
Será a primeira vez que Portugal terá um encontro de jornalistas regionais, mas o tema tem espaço por aqui. A universidade já teve outros projetos ligados a mídia regional, como o Agenda dos Cidadãos. O país possui uma lei para a imprensa regional e há incentivos do governo para os jornais.
No entanto, o jornalismo de proximidade em Portugal precisa avançar muito. Os jornais locais ainda têm dificuldades de migração para o digital. Muitos deles ainda vivem somente do impresso. E por fim, temos um deserto de notícias no interior, longe do litoral.
Eu pesquiso o assunto desde 2016, depois de ficar 10 anos trabalhando no jornalismo de proximidade no Brasil. Vi a ascensão dos jornais que formam a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori-SC). Mas também vi a crise de 2015/2016 varrer alguns jornais do mapa e criar um clima de instabilidade permanente no setor.
As universidades, no mundo inteiro, estão dando mais espaço para a pesquisa neste setor. E para o encontros dos jornalistas de proximidade de Portugal, eu levo algumas perguntas que servem também para o Brasil:
Ps. O autor deste blog repudia o discurso exagerado do empreendedorismo como caminho para todos os profissionais. Defendo que os jornalistas aprendam a gerir negócios muito devido a crise nos meios de comunicação. No entanto, jamais defenderei a precarização do trabalho por uma terceirização das atividades.
O jornalismo brasileiro precisa rever sua forma de fazer a cobertura política. Culpar a polarização…
Uma coluna para palpitar e comentários os movimentos do mercado da mídia
Toda semana, comentários rápidos sobre mídia e jornalismo
Artigo publicado pela Journalism and Media mostra o comportamento dos moradores de uma pequena cidade…
Jornal de referência em Portugal cria um espaço de olho nos brasileiros que atravessaram o…
This website uses cookies.