Carregando...
Giovanni Ramos
Jornalismo | Estudos dos meios de comunicação | Página inicial
21 de maio de 2021

Festa da Cereja: cobertura multimídia

Página da Festa da Cereja
Página foi ao ar poucas semanas antes do evento

Como o jornalismo local pode ser mais multimídia? Como usar recursos de áudio e vídeo para aproximar veículos dos seus públicos. O Re/media.Lab produziu um produto experimental de cobertura multimídia da Festa da Cereja do Fundão em 2019. O Laboratório desenvolveu a atividade em uma parceria com o Jornal do Fundão, principal jornal da região da Beira Interior.

Eu e a jornalista e doutoranda em Comunicação Aline Grupillo elaboramos uma cobertura especial da Festa da Cereja para o jornal. Lançamos uma página na internet três semanas antes da festa, que foi realizada no começo de junho de 2019. O especial continha reportagens em texto, vídeo, galerias de fotos e podcasts. Para que os recursos fossem otimizados, produzimos vídeos e podcasts ao mesmo tempo e entregamos um produto cross-media.

O projeto multimídia utilizou amplamente as redes sociais do Jornal do Fundão, especialmente o Instagram, até então pouco utilizado pela empresa. Utilizamos o Instagram principalmente para cobertura ao vivo durante a festa, com lives e muitas postagens em stories. Por fim, publicamos uma reportagem sobre como foi a festa alguns dias após o seu término.

Eu fiquei responsável pela página em WordPress e o conteúdo em texto, enquanto a Aline fez as reportagens em vídeo e as lives durante a festa. Nós apresentamos os resultados desta experiência no evento Local Media Fall School em setembro de 2019, conteúdo que virou capítulo de livro já apresentado em outra publicação.

Infelizmente, você não encontra mais o projeto no site festadacereja.pt. Você pode ver como era aqui e os vídeos no YouTube.

2 comentários
  1. […] evento tradicional da Beira Interior. Mais informações sobre essa cobertura você encontra aqui. O resultado foi muito […]

  2. […] em três fases: dianóstico, laboratório e incubação. Por exemplo, na fase laboratório, a Festa da Cereja e o Viva Covilhã foram […]

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt_BR