Na primeira impressão, o número parece irrisório. Apenas 34% da população brasileira tinha acesso à internet em 2008. Porém, a porcentagem dobrou em apenas três anos. Uma prova que o Brasil chegou tarde na grande rede, mas já corre contra o tempo.
Foi o Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do Governo Federal que constatou os 38,6 milhões de brasileiros online ano passado. A região Sul está em terceiro lugar, com 38% da população, perdendo para Sul e Centro Oeste, que traz outro dado supreendente. Por lá, 93% dos usuários acessam a internet BANDA LARGA.
Ou seja, mesmo atingindo apenas 1/3 dos brasileiros, a internet já é a segunda lugar em credibilidade e as redes sociais já aparecem como uma ferramenta importante na informação. Imaginem agora quando mais da metade da população estiver conectada? O que será dos jornais impressos? Dos grandes veículos de comunicação?
Estamos diante de um instrumento poderoso de democratização do acesso à informação e do direito de ser o emissor dela. Uma tecnologia capaz de mudar a sociedade. Basta sabermos usá-la como eficácia.