Carregando...
Jornalista, professor e pesquisador
17 de dezembro de 2023

Jornalismo de proximidade em rede, tese publicada

Jornalismo de proximidade em rede, proposta para criação de modelos de negócios, é o nome da minha tese de doutorado. Eu defendi minha tese no dia 21 de novembro de 2023 na Universidade da Beira Interior, Portugal.

tese doutorado
Tese de doutorado disponível no site da UBI

A tese propõe a criação de um mapa conceitual de jornalismo de proximidade em rede, seguido de um canva para aplicação. Isto é, os passos fundamentais para um grupo com vários meios de comunicação locais poderem trabalhar em rede como um modelo de negócios.

Por que jornalismo de proximidade em rede? Porque os meios de comunicação de proximidade (locais, regionais, hiperlocais) são os mais afetados pelas transformações sofridas pelo jornalismo no século XXI. São os meios que mais perderam publicidade e possuem maior dificuldade de pagar suas contas.

Portanto, esta tese defende a ideia que os meios regionais não possuem condições de serem sustentáveis sozinhos, sendo necessário trabalhar em conjunto. Tanto em parcerias com a sociedade civil organizada, quanto com outros meios de comunicação.

Jornalismo de proximidade em rede o futuro da mídia

Afinal, o jornalismo não está se recuperando a crise das duas primeiras décadas deste século? Soluções como paywalls, publicidade programática e as outras tecnologias não resolvem a crise financeira? Durante a tese, explico que estas soluções funcionam em meios nacionais, internacionais e segmentados, mas todo o modelo de negócios da internet trabalha em um nível de escala inacessível para a grande maioria dos jornais locais e regionais.

O que defendo, então? Que trabalhando em rede, os jornais conseguem atingir estes patamares de escala necessários para serem rentáveis e sustentáveis no mercado digital. A tese de doutorado está disponível gratuitamente no site da UBI e pode ser baixado neste link.

A tese foi aprovada com distinção na Universidade da Beira Interior e foi financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia do Governo de Portugal.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt_BR