Carregando...
Giovanni Ramos
Jornalismo | Estudos dos meios de comunicação | Página inicial
1 de agosto de 2021

Publicado artigo sobre Deserto de Noticias em Portugal

O Deserto de Notícias é uma consequência da crise do jornalismo em todo o mundo. Afinal, é um fenômeno que atinge mais de 60% dos municípios brasileiros e 18,5% dos municípios portugueses. Estas cidades não possuem jornais, rádios ou TVs e ficam com um apagão de notícias.

Eu publiquei no dia 31 de julho um artigo sobre o assunto na revista Estudos de Jornalismo. O artigo traz o cenário português com uma análise sobre suas origens: o décift populacional no interior do país, principalmente longe do litoral e a questão financeira. As regiões mais pobres são, portanto, aquelas com maior número de cidades afetadas.

Leia o artigo na revista Estudos de Jornalismo

Deserto de Notícias em Portugal
Deserto de Notícias em Portugal

Apesar da porcentagem ser muito menor, o cenário português é parecido com o brasileiro. O deserto atinge o interior e regiões mais pobres. O mesmo ocorre nos Estados Unidos, portanto, uma evidência que o fenómeno ocorre em situações parecidas em diversas partes do mundo.

No ano passado, eu já havia abordado o assunto com duas postagens: sobre o Brasil e o primeiro levantamento de Portugal. Com o intuito de avançar nesta pesquisa, o artigo foi produzido e publicado como um primeiro mapeamento da situação.

Os problemas do Deserto de Notícias

O jornalismo é um dos pilares da democracia. Uma cidade sem mídia tem a democracia afetada, pois terá a desinformação e os interesses políticos no controle da informação. Por fim, muitas cidades no deserto afetam a democracia de todo um país. Por isso, é de responsabilidade de todos combater o fenômeno.

A partir da publicação, as próximas pesquisas devem avançar em dois caminhos: um detalhamento da crise por regiões e uma ampla discussão sobre a saída, ou seja, como resolver o problema. Os Estados Unidos já deram alguns sinais com projetos sem fins lucrativos.

Eu comento um pouco sobre as causas e os caminhos para resolver o problema no vídeo.

Um comentário
  1. […] O deserto de notícias aumentou em Portugal de agosto de 2020 para agosto de 2021. Trata-se de uma atualização do mapa criado em 2020, que foi objeto de um artigo publicado na revista Estudos de Jornalismo. […]

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt_BR