Carregando...
Jornalismo, estudos da mídia e um pouco de política | TODOS OS ARTIGOS
18 de novembro de 2021

Assinatura de podcasts do Spotify disponível na Europa

Podcasts produzidos por moradores da Europa já podem ser exclusivo para assinantes. O Anchor, serviço de podcasting do Spotify, liberou a ferramenta para os países europeus na quarta-feira (17). No entanto, ainda não há uma data para que o serviço de assinatura de podcasts seja ofertado no Brasil.

Além dos países europeus, Australia, Hong Kong e Singapura também entraram na lista. Canadá e outros três países: Alemanha, França e Áustria, terão o serviço a partir de segunda-feira (22).

Assinatura de podcasts em questão é exclusivo do Anchor/Spotify
Assinatura de podcasts em questão é exclusivo do Anchor/Spotify

Para utilizar, basta que o produtor cadastre no Stripe, que faz a gestão dos pagamentos. O link está na aba Money do Anchor. Basta um documento e uma conta bancária para cadastrar. Por fim, o produtor decide qual será o valor da assinatura do podcast (mensal) e quais episódios serão exclusivos para assinantes.

Falei sobre assinatura de podcasts em abril, quando o serviço foi disponibilizado nos Estados Unidos. O Spotify/Anchor não cobrará taxas até 2023 e depois terá 5% de cada assinatura. Ou seja, a empresa aposta pesado para conquistar os produtores. Há outros concorrentes no mercado, como a Apple.

O outro serviço de fonte de receita do grupo, a publicidade programática dentro dos episódios, continua exclusivo no mercado americano. Todavia, espera-se que eles sejam colocados logo no mundo, principalmente no Brasil, que tem um mercado muito atraente.

Assinatura de podcasts é o caminho?

Muita gente ainda possui dúvidas sobre o sucesso deste caminho. Há quem diga que criar um paywall pode matar o sucesso desta plataforma, que vive seu age nos dias atuais. No entanto, os produtores precisam de recursos para se sustentarem. Não dá para contar apenas com as campanhas coletivas na internet para pagar as contas.

Um comentário
  1. […] como os podcasts, que ganharam a possibilidade de fazer subscrições, os jornais digitais em Portugal têm mais uma opção de fonte de receita. Duas coisas chamam a […]

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt_BR